Buscar

Dermocosméticos com tecnologia probiótica

Autora: Dra Andréa Farias


Muito se sabe que a ingestão de probióticos ajuda a equilibrar a microbiota intestinal, melhorando a absorção de nutrientes e reforçando a barreira imunológica contra agentes patológicos. Porém, mais recentemente, esses probióticos também estão sendo inseridos em dermocosméticos para a aplicação direta na pele.


A pele humana é rica em microorganismos essenciais para a manutenção da saúde da pele. Uma microbiota (conjunto de microorganismos, como bactérias, leveduras, vírus e fungos) equilibrada permite o fortalecimento da barreira imunológica cutânea, estímulo da secreção de peptídeo antimicrobiano, proteção contra bactérias patogênicas e o estímulo à produção de ceramidas.


Existem muitos fatores que interferem na estabilidade do microbioma, tais como lavar demais a pele, uso de produtos muito abrasivos, exposição aos raios UV, poluição, má alimentação, estresse, privação de sono, entre outros. A disbiose, alteração dessa microbiota, pode resultar em pele seca, estressada e sensível, o que favorece o envelhecimento precoce e colabora para agravar condições na pele.


Uso de dermocosméticos com tecnologia probiótica, ajudam a equilibrar a microbiota, reconstruindo e fortalecendo a barreira da pele. E consequentemente, colabora para uma pele menos reativa, ou seja, menos sensível. E mais, melhora condições como rosácea, acne, dermatite atópica e psoríase.


Separei aqui alguns dermocosméticos com tecnologia probiótica para você conhecer mais:


1. Água dermatológica Adapt, Mezzo:

Desenvolvida para peles sensíveis ou para utilizar em pós procedimento estéticos. Apresenta ativos que protegem e estimulam a primeira barreira de defesa da pele, acalmando-a. Controla a vermelhidão instantânea, além dos benefícios do prebiótico que estimula a produção da flora benéfica da pele.

Ativos presentes na formulação: água de lótus (adstringente, hemostático e rejuvenescedor), bioecolia (ação prebiótica, mantém a microbiota equilibrada e a integridade da pele), neurofense (restaura a barreira cutânea e ação antiinflamatória) e redyless (controla a vermelhidão e rosácea).


2. Prosec, Buona Vita:

Sérum secativo que traz em sua composição o extrato lisado de Sac­charomyces cerevisiae, ativo probiótico que auxilia no controle da oleosidade e do brilho, na retração dos poros e na diminuição da vermelhidão, acalmando peles irritadas e melhorando a aparência do tecido.

Ativos presentes na composição: ácido salicílico (esfoliante; controle de oleosidade, acne e cravos; ação antifúngica e antisséptica), alantoína (cicatrizante e calmante), alfa bisabolol (ação antiinflamatória e calmante), aquassence (potente hidratante), cytobiol íris (antiinflamatório, controle de oleosidade, redução de poros), niacinamida (hidratação, uniformiza o tom da pele, rejuvenescimento), quiditat (aumenta o nível de colágeno do tipo I na pele) e kopy east (ativo probiótico).


3. Dermosoft Antiacne, Extratos da Terra:

Controla o processo inflamatório e atua na cicatrização das lesões inflamadas, além de controlar a oleosidade e reduzir poros. O produto restaura a umidade das camadas mais superficiais da pele, fortalecendo a bar­reira de proteção, mantendo a hidratação e evitando o aparecimento de novas espi­nhas. A formulação traz o bioecolia (ação prebiótica), ativo que promove o desenvolvimento de microrganismos bons, equilibrando a presença de bactérias indesejáveis na pele, responsáveis pela formação da acne.

Ativos presentes na composição: aloe vera (antiiflamatório, tratamento da acne e vermelhidão), nano resveratrol (ação antioxidante), acneol (redução de acne, oleosidade e cravos) e nano melaleuca (ação antisséptica e antiinflamatória).


4. Aqua Pro.Bio, Adcos:

Regene­ra e reforça a barreira bio­lógica cutânea. O produto pode ser usado a qualquer hora do dia para hidratar a pele, proteger o corpo e o rosto contra o estresse ambiental e restaurar a imunidade da pele. A marca informa que, devido à concentração de ativos e prebi­óticos na composição, ele é ideal para o cuidado e a recuperação de peles sensíveis e sensibilizadas. Ativos presentes na composição: prebiótico, ectoína (hidratação, reduz microinflamações), ácido hialurônico (hidratante) e alantoína (cicatrizante e calmante).


5. Prébio Skinbiotic Essence, Adélia Mendonça:

Clareador de uso íntimo que traz na composição uma associa­ção de água termal oriunda dos atóis da polinésia francesa e ativos com atuação nanovetorizada. O clareador, que faz parte da linha home care, é voltado às disfunções pigmentares das áreas perineal, perianal e de face interna das coxas e virilhas – com ação prebiótica e simbiótica.

Ativos presentes na composição: água termal (calmante, hidratante), vitamina C (antioxidante), ácido fítico (clareador), ácido kójico (clareador) e ácido salicílico (esfoliante e clareador) e outros.

7. Sublime 24K Prebio Gommage, Adélia Mendonça:

Esfoliante prebiótico funcional para o fortalecimento dérmico de peles sensíveis. Formulado com ouro 24K, nanovitamina C, extrato de cucumis e ativos prebióticos, ele remove as células mortas, garantindo um efeito iluminador imediato e pro­gressivo, além de reduzir o surgimento de rugas e linhas finas. Polissacarídeos encapsulados em nanomatriz de celu­lose são liberados de forma contínua na pele, atuando para o fortalecimento epitelial, aumentando os mecanismos de defesa e tornando a pele mais resis­tente às agressões ambientais.

Ativos presentes na composição: extrato glicólico de pepino (hidratante, calmante), vitamina C nanoencapsulada (antioxidante), exfoliactive EI (esfoliante e rejuvenescedor), gold (melhora a circulação e hidratação) e prebio defense (prebiótico).


Não deixem de conferir as nossas dicas no YouTube! ;)


0 visualização