Buscar

Óleo vegetal de jojoba para pele e cabelos oleosos

Autora: Dra Andréa Farias

É um óleo extraído da semente da Simmondsia chinensis que possui composição semelhante à da membrana epidérmica, o que permite o reforço do filme hidrolipídico da pele e regule a produção de sebo. Possui 45-55% da sua composição de ésteres graxos insaturados de alto peso molecular. Contém cera líquida, proteínas, ômega 9, sais minerais, vitaminas A, B1, B2 e E.


Óleo nobre, multifuncional, diferenciado, com ceramidas vegetais, o que torna a permeação mais rápida. Um dos melhores óleos vegetais carreadores de óleos essenciais, tem “toque seco”, consegue atingir a derme devido ao seu alto poder de permeação e faz com que torne os outros óleos se tornem menos pesados, menos resinosos. Quando misturado o óleo vegetal de jojoba com amêndoas doce, aumenta a permeabilidade desse segundo óleo.


Ativa o metabolismo da elastina e diminui a perda de água pelas células, mantém a hidratação, maciez e elasticidade. Capaz de proteger a pele, combater o envelhecimento e a formação de rugas. Ação hidratante, cicatrizante, promove a regeneração da camada superficial e repõe a oleosidade natural da pele.


Pode ser utilizado em todos os tipos de pele, desde as mais secas até as mais acneicas e inflamadas, pois regula a produção de óleo na pele. Tratamento de acne, psoríase, rosácea e queimaduras na pele. Pode ser usado de manhã e à noite, ao redor dos olhos e da boca. Faz assepsia da pele para evitar o crescimento de bactérias nocivas e promover a citofilaxia das células epiteliais, ajudando no crescimento de uma pele mais clara, saudável e flexível. Também pode ser utilizado pós depilação.


Tem propriedade anti-bacterianas e anti-fúngicas, que ajudam a eliminar a caspa, reduz o excesso de oleosidade do couro cabeludo e repara danos como quebra. Auxilia no crescimento, espessamento e brilho ao fio. Cabelos mais maleáveis e livre de nós. Característica de limpeza que desobstrui o bulbo capilar, proporcionando um ambiente mais propício ao crescimento capilar, menos propício a caspa e seborreia, penetra a fibra capilar – reconstrução do fio, sem deixar irrigessido (como a queratina pode deixar, por exemplo), flexibilidade e blindagem aos fios. Ao longo dos fios é utilizado para nutrir até mesmo as pontas secas. Nas unhas, fortalece e hidrata as cutículas, evitando a formação de infecções nos leites ungueais.


É um óleo multifuncional, pode ser aplicado no rosto, cabelo, couro cabeludo, corpo e unhas. E para quem gosta de receitinhas caseiras bem naturebas, vai ai algumas dicas de uso do óleo vegetal de jojoba!


MÁSCARA FACIAL SECATIVA

- Ingredientes:

  • 2-3 colheres de chá de argila verde ou vermelha

  • Água o suficiente para formar uma pasta (pode usar água termal!!!)

  • 1 colher de sopa de óleo vegetal de jojoba

  • 1 gota de óleo essencial de lavanda

  • 2 gotas de óleo essencial de melaleuca


- Modo de preparo: misture a argila com a água para formar uma consistência de pasta, adicione o óleo vegetal e depois os óleos essenciais, nesta ordem.


- Modo de uso: aplique no rosto previamente limpo, deixe agir por 15 min e retire com água corrente.


PREVENÇÃO DE ESTRIAS EM GESTANTES

- Ingredientes:

  • Óleo vegetal de jojoba

  • Óleo vegetal de amêndoas doce


- Modo de preparo/uso: a cada colher de sopa de óleo vegetal de jojoba, adicione uma colher de sopa de óleo vegetal de amêndoas doce. Misture os óleos e aplique nas áreas com tendência a estrias. O óleo de jojoba faz com que aumente a permeação do óleo de amêndoas doce, potencializando os efeitos anti estrias em gestantes.


REMOVEDOR DE MAQUIAGEM

Devido ao poder de limpeza do óleo vegetal de jojoba, ele também pode ser utilizado como removedor de maquiagem. É só embeber o algodão no óleo e aplicar no rosto. Depois retire o excesso do óleo com água.


HIDRATAÇÃO DOS LÁBIOS E ÁREA DOS OLHOS

Aplique o óleo vegetal de jojoba diretamente nos lábios e área dos olhos para promover uma hidratação.


QUEDA CAPILAR

- Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de óleo vegetal de jojoba

  • 5 gotas de óleo essencial de alecrim


- Modo de preparo: numa vasilha (não utilize vasilha de metal!), despeje o óleo vegetal de jojoba e em seguida, as 5 gotas de óleo essencial de alecrim. Misture!


- Modo de uso: aplique diretamente no couro cabeludo, massageando bem. Deixe agir por 2h e lave os cabelos.


RECONSTRUÇÃO, BRILHO AOS CABELOS E CONTROLE DE CASPA/OLEOSIDADE

Para controlar oleosidade e caspa, aplique o óleo vegetal de jojoba diretamente no couro cabeludo. Enquanto que para conferir brilho e fazer uma reconstrução capilar, aplique na extensão dos fios. Deixe agir por 2h e depois lave os cabelos.


Lembrem-se de se certificarem de que estão adquirindo óleos vegetais e essenciais 100% puros. Veja na embalagem se contém apenas o óleo como componente. Compre em sites de aromaterapia confiáveis!!!

0 visualização